De onde vem o termo “cirurgia plástica”?

13/11/2015 - Cirurgia Plástica

“Plástica”, do grego plásticos, quer dizer moldar, modelar algo. Sendo assim, é a palavra ideal para a ciência que manipula e move tecidos do corpo para diversos fins. As técnicas de cirurgia plástica se dividem em reconstrutiva e estética.

A cirurgia plástica teve seus primeiros registros na Índia, no século VI. Na época, já era realizado o procedimento que retira pele da testa para fazer reconstrução nasal, hoje comum para resgatar a aparência de pessoas que perderam todo ou parte do nariz devido a doenças. Na modernidade, as mazelas deixadas pela I Guerra Mundial exigiram que se inventassem soluções para resgatar a dignidade dos feridos. Sir Harold Gilles, pai da cirurgia moderna, usou de enxertos e retalhos de pele para reconstruir ferimentos, ou seja, retirando tecidos de partes do corpo e colocando na outra, mantendo a irrigação de sangue original. As técnicas de cirurgia plástica nessa mesma linha foram aprimoradas durante a II Guerra Mundial, em feridos que ficaram desfigurados e sem funções básicas do corpo.

Depois que os cientistas atingiram os objetivos de reconstruir rostos e melhorar aparências, criou-se a cirurgia plástica estética. Agora seria possível manipular partes do corpo em busca de melhorias.

Compartilhe: